Os benefícios e cuidados com a Sauna

SAUNA EMAGRECE?

Devido à ação do vapor nosso corpo transpira, ajuda na diminuição da retenção de líquidos e há perda de peso que corresponde á água com sal do suor, mas com a reidratação recuperamos esse peso de volta. Se você se reidrata com outra bebida que não seja água, você pode até ganhar mais peso.

SAUNA AJUDA NA DESINTOXICAÇÃO?

Estudos já confirmaram que a transpiração em uma sauna pode ajudar a desintoxicar o corpo de agentes tais como o ácido láctico, o sódio e o ácido úrico, que acumulam em nosso organismo. Quando você está dentro da sauna, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue que consequentemente ajuda na dissolução de agentes tóxicos. Na pesquisa da Southwest College of Medicine Naturopathic em Tempe, Arizona (EUA), a sauna foi comprovada como um componente eficaz de purificação e limpeza, para expelir substâncias químicas do corpo.

O Calor excessivo contribui para o envelhecimento precoce da pele e prejudica a saúde ao desidratar demais corpo, o ideal é que a sauna seja frequentada em dias alternados de duas a três vezes por semana, respeitando o tempo máximo de permanência de 15 minutos, podendo se hidratar e voltar, mas 15 minutos são suficientes.

SAUNA AJUDA NA LIMPEZA DA PELE?

A Sauna dilata os poros devido à alta temperatura, facilitando a limpeza da pele e absorção de cremes e hidratantes após a sessão, com isso, facilita a extração dos cravos e espinhas.

DUCHA OU PISCINA GELADA APÓS A SAUNA, SIM OU NÃO?

Uma ducha fria ou um banho gelado de piscina após a sauna não é indicado, isso pode aumentar o risco de arritmias cardíacas, mas se você estiver com a saúde em dia e o seu médico liberar, pode sim. O choque térmico pode despertar problemas como a aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade respiratórias, queda ou elevação da pressão arterial, dentre outros.

TODOS PODEM FREQUENTAR A SAUNA?

A sauna deve ser evitada por pessoas que:

* Estejam com a pressão sanguínea irregular, problemas do coração, ritmos anormais nos batimentos cardíacos, algum infarto recente ou uma severa estenose aórtica.

* Esteja grávida ou tentando engravidar (devido ao risco de elevar a sua temperatura central do corpo, podendo ocasionar desmaios, cólicas ou sofrer de exaustão por calor ou insolação).

* Esteja mal por qualquer razão. Pergunte ao seu médico o que ele acha, já que algumas doenças, tais como resfriados, podem inclusive ser tratados ou aliviados com um curto tempo em uma sauna.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA SAUNA

Um estudo do Departamento de Reabilitação e Medicina Física da Universidade de Kagoshima, no Japão, comprovou que IR À SAUNA PODE AJUDAR A AMENIZAR OS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA, como fadiga, dores e sensibilidade das articulações. O estudo feito com 44 mulheres que frequentaram a sauna três vezes por semana, unindo a prática a duas sessões de exercícios aquáticos ficou comprovado que houve a melhora da qualidade de vida.

Na Universidade de Viena, na Áustria, um experimento dividiu 25 pacientes que usaram a sauna, e 25 que não utilizaram, para determinar se o uso da sauna tem algum impacto no desenvolvimento de um resfriado comum. Durante um período de seis meses os grupos foram analisados, e ao final do estudo, observou-se que o grupo que usou a sauna teve uma incidência muito menor de constipação.

SAUNA E EXERCÍCIOS FÍSICOS

A pesquisa realizada pelo Centro Cardiovascular e Prevenção na Universidade de Montreal, Canadá, indica que o exercício físico combinado com a sauna melhora os sintomas de hipertensão.

Durante um exercício físico o músculo acumula ácido lático, e com o calor da sauna, ele dissipa, os poros da pele se abrem, o suor flui livremente, regula a circulação e o corpo entra em estado de relaxamento, afastando a tensão e o estresse do dia a dia.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

A sauna pode facilitar a proliferação de fungos, por isso deve se tomar alguns cuidados básicos, como o uso de toalhas, roupões e chinelos.

Francine Lara Fila Alfenas
CREF 048858 G/SP