Os benefícios da musculação

Qualquer pessoa pode e deve praticar a musculação. Antigamente os médicos prescreviam atividades aquáticas para pessoas pós cirúrgicos de coluna, joelho, reabilitação, até pessoas da terceira idade, por não terem impacto, porem a musculação também não produz impacto.

Hoje existe uma grande recomendação da área médica para a prática de musculação a pessoas que tem hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e também para pessoas que querem adquirir massa muscular, melhorar força, resistência, potencia, velocidade, etc.

Musculação é um treino baseado em repetições com cargas, é uma atividade controlada com relação a intervalo de recuperação e amplitude de movimento. Ela deixa nossos músculos definidos e tonificados, melhora a concentração, diminui o stress, ajuda a diminuir a depressão e exercitar-se com freqüência combate a insônia.

Os benefícios são muitos e recomendados a partir dos 12 anos. Estudos apontam que a prática de exercício regular é fundamental para manutenção da saúde e de um peso saudável.

A qualidade de vida relaciona-se com o bem estar físico, social e emocional, sendo que um dos meios para o seu desenvolvimento é o exercício físico. Veja alguns benefícios:

ACELERA O METABOLISMO

A musculação faz com que seus músculos aumentem de tamanho e diminui a quantidade de gordura do corpo fazendo com que nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino.

CORPO MAIS JOVEM

À partir dos 30 anos, homens e mulheres começam a perder massa muscular que pode causar falta de equilíbrio e coordenação motora. A musculação barra a perda de massa muscular e combate a formação de acumulo de gordura.

PERDA DE GORDURA

Com o treino de musculação ganhamos massa muscular antes de perder gordura por causa do aumento da circulação e a retenção de líquido nos músculos. Depois de quatro semanas, já é possível notar a perda de gordura. A gordura NÃO é capaz de se transformar em músculo e vice-versa.

Queimar calorias exige um aumento do metabolismo de todo o corpo que acontece na musculação e também nos exercícios aeróbicos, mas, após o aeróbico seu metabolismo não fica acelerado, por tanto, a queima de gordura irá durar até o máximo de 15 horas, já a musculação quando você treina intensamente, para fazer essa recuperação ou reconstrução da massa muscular, você utiliza a gordura 2, 3 até 5 dias depois da pratica da musculação.

GANHO DE MÚSCULOS

Quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o metabolismo. Exercícios que envolvem vários grupos musculares gastam mais energia e, conseqüentemente, queima mais calorias.

PROTEGE OS OSSOS

Os músculos servem para proteger o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos. Ter músculos mais preparados protege as articulações, evita torções e lesões.

CORAÇÃO MAIS FORTE

Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

AUMENTA A FLEXIBILIDADE

Há estudos que comprovam que os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação sendo bem orientadas aumentam a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

AJUDA A FAZER AMIGOS

Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências.

ATENÇÃO

Na musculação deve prestar atenção redobrada na postura em repouso e durante o exercício. Movimentos errados ou o aparelho com ajustes inadequados podem levar a problemas na coluna, joelho e alterações das curvaturas normais das costas. Cuidado ao seguir as orientações de perfis fitness nas redes sociais sem a orientação de um profissional da área. Para evitar possíveis lesões e erros na execução dos exercícios procure sempre um bom profissional de Educação Física. O profissional deve respeitar a individualidade biológica e limitações fisiológicas de cada indivíduo.

Bons treinos!

 

Profª Francine L. F. Alfenas
Educadora Física
CREF 048858-G/SP