A Musculação na Terceira Idade

Engana-se quem diz que a musculação é assunto para os mais jovens que estão preocupados em modelar o corpo. Os benefícios dos exercícios vão muito além de questões relacionadas à estética. Afinal, quando praticados na terceira idade melhoram a qualidade de vida e ainda ajudam a amenizar as perdas funcionais que vão aparecendo no decorrer do processo de envelhecimento.

Conforme a idade vai avançando, são muitas as atividades que se tornam limitadas, mas há um grande engano em dizer que a musculação é uma delas. A musculação na terceira idade pode contribuir para o corpo que, a cada dia, sofre com mais limitações, garantindo assim, uma vida longa e cheia de energia.

Atividade física é importante em qualquer idade e não é diferente para os idosos, que também podem se beneficiar da musculação na terceira idade. Os exercícios de musculação são essenciais para a manutenção da saúde, além de melhorar a qualidade de vida.

A musculação também atenua a perda de força, de potência e de massa muscular e óssea. Outras vantagens da musculação praticada por pessoas mais velhas é que ela aumenta a agilidade para realizar tarefas do dia a dia, melhorando a flexibilidade do corpo, evitando o sofrimento de lesões, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e problemas respiratórios.

Além disso, com o passar dos anos, é comum sofrermos uma perda de massa muscular e, consequentemente, um aumento do acúmulo de gordura corporal. Isto ocorre porque a perda de tecido muscular faz com que a taxa metabólica caia, resultando em um uso menor de energia usada pelo corpo e mais calorias são armazenadas como gordura. Assim a prática de musculação ajuda a repor essa massa muscular perdida.

Cuidados ao iniciar a prática da musculação:

Se você pretende começar a praticar qualquer atividade física, primeiramente deve ser realizada uma avaliação médica do seu condicionamento físico, identificando também as suas limitações. O acompanhamento de um profissional de educação física é fundamental para evitar indesejáveis dores nas costas e também em outras musculaturas, prevenindo assim, complicações na saúde em decorrência do esforço exagerado. Portanto, o cronograma de treinos deve ser preparado de acordo com as limitações de cada um.

Os verdadeiros benefícios da musculação na terceira idade:

  • Aumento da densidade óssea, ajudando a evitar o aparecimento da osteoporose, uma doença caracterizada pela baixa produção de material ósseo novo suficiente, o que acaba deixando os ossos frágeis e mais suscetíveis às fraturas;
  • Aumento da força e da flexibilidade, reduzindo a vulnerabilidade do idoso a quedas;
  • Diminui dores articulares que afetam locais como coluna, ombros e joelhos;
  • Reduz os sintomas de doenças crônicas, bem como sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono porque eleva os níveis de serotonina no corpo;
  • Melhora a autoestima e aumenta a autoconfiança no dia a dia.
  • Melhora a postura corporal.

 

ProfºThyrso J. D. de Araújo
Educador Físico
CREF 078221-G/SP