Hipertensão e a atividade física

A Pressão Arterial tem como função manter o fluxo sanguíneo adequado para as necessidades fisiológicas sistêmicas, atender a demanda metabólica, manter o fluxo constante da circulação e a pressão de perfusão adequada (SANDOVAL, 2014).

Indivíduos normotensos são aqueles com a pressão sanguínea de medida igual ou menor a 130/85 mmhg e hipertensos igual ou maior a 140/90 mmhg. A PA varia conforme as 24 horas do dia e fatores como estado emocional, temperatura ambiente, posição postura, sono, consumo de drogas, etc.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos maiores problemas de saúde publica no Brasil atingindo cerca de 20% da população adulta segundo a Organização Mundial de Saúde e cerca de 13% dos jovens, o problema é que a maior parte dos hipertensos não desconfia que tenham a doença e por isso não se cuidam.

A Hipertensão (HAS) aparece por ingestão excessiva de sal, aumento de peso, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas, estresse, tabagismo e alguns medicamentos e pode ser tratada efetivamente com modificações no estilo de vida e por medicações.

Diversos estudos mostram que o exercício físico regularmente, independente da faixa etária ou do tipo de exercício (aeróbico, resistido com peso, alongamento e anaeróbico), contribui para transformações positivas como:

  • Diminuição do risco de morte por doenças cardiovasculares e coronarianas;
  • Diminuição da dosagem de medicamentos;
  • Controle da pressão arterial;
  • Dificulta o aparecimento da hipertensão;
  • Facilita a redução dos níveis de pressão arterial nos hipertensos;
  • Melhora as capacidades cardiorrespiratórias;
  • Controla a glicemia e aumenta da sensibilidade à insulina;
  • Melhora aspectos psicológicos que contribuem para a sensação de bem estar das pessoas.

Fazer atividade física é uma ótima opção para quem precisa mudar de hábito e é um fator importante na prevenção e no controle de alguns problemas de saúde, a alimentação antes da atividade física também é muito importante para todos, além de evitar treinar em locais muito quentes e ou pouco ventilados.

Adotando algumas condutas de segurança o indivíduo hipertenso pode praticar exercícios resistidos (musculação) não oferecendo riscos ou elevação da PA decorrente do treinamento e para maior efetividade deve ser associado ao exercício aeróbico.

Não espere a doença chegar ou o médico prescrever uma atividade física para melhorar a sua saúde, previna-se, venha treinar na Academia do Campestre.

 

Profª Francine L. F. Alfenas
Educadora Física
CREF: 048858-G/SP