Atividade Física + Alimentação = Resultado

A atividade física e a alimentação saudável é a combinação perfeita para bons resultados, tanto no quesito estética quanto na melhora da qualidade de vida das pessoas.

É errado pensar que só a atividade física ou somente uma reeducação alimentar já está sendo o bastante. Certamente que praticando apenas um dos dois já estamos melhorando em 50% nossa forma de viver.

Quando nos alimentamos bem, temos todos os nutrientes necessários para um bom metabolismo orgânico (funcionamento do corpo) e assim estamos nos prevenindo de doenças adquiridas por maus hábitos alimentares. Mas ainda falta um algo a mais que é exatamente a atividade física.

Quando praticamos atividade física, colocamos em movimentos todos os músculos de nosso corpo, além de liberarmos substâncias de bem estar em nosso organismo. A realização de exercícios físicos regulares possui diversos benefícios para o praticante, como a melhora do sistema cardiorrespiratório, melhor condicionamento físico, força, agilidade, melhoria da coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio corporal, promove a aceleração do metabolismo, regula o sono, proporciona maior sensação de bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse, pois promove a liberação da endorfina (um neuro-hormônio que regula essas funções), fortalece o sistema imunológico, combate a osteoporose, previne o diabetes, controla a hipertensão e reduz o colesterol ruim e consequentemente melhorarmos nosso humor.

Mas, se nossa alimentação ainda deixa a desejar, não teremos o resultado desejado, já que um completa o outro.

Às vezes, nos preocupamos com o número de calorias que os alimentos nos oferecem e esquecemos de verificar o valor nutritivo dos mesmos, já que a caloria oferecida por um carboidrato é melhor assimilada pelo organismo do que a caloria oferecida pelo álcool.

Como exemplo cometido diariamente pelas pessoas, está em deixarmos de comer o macarrão no domingo, mas não deixarmos de lado a cerveja.

Daí então a grande necessidade de nos informarmos melhor antes de iniciarmos uma atividade física sem uma reeducação alimentar e vice – versa.

Mas lembre-se: consulte sempre um profissional de Educação Física qualificado para tirar suas dúvidas.

 

Prof  Thyrso J. D. de Araújo
Educador Físico
CREF: 078221-G/SP